RESENHA DE SOCIOLOGIA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
SOCIOLOGIA
DANIELA STRASSER SANTOS – 141S108
RESENHA CRÍTICA
SÃO LUÍS – MA
2015
DANIELA STRASSER SANTOS – 141S108
RESENHA CRÍTICA
Trabalho apresentado à Universidade Estadual do Maranhão referente a disciplina de Sociologia, como requisito para obtenção da nota parcial para 2º avaliação.
Professora: Andrea Sousa
SÃO LUÍS- MA
2015
Bourdieu um grande sociólogo
1-Algo acerca do autor Pierre Bourdieu foi um destacado sociólogo do século XX, nasceu na França no ano de 1930 em um povoado chamado Béarn localizado na zona rural. Em 1954 Bourdieu se formou em Filosofia e iniciou sua vida profissional lecionando em Moulins, dedicava seu tempo aos estudos da Lógica e da História das Ciências. Tornou-se referência na Antropologia e na Sociologia publicando trabalhos sobre a educação, cultura, literatura, arte, mídia e linguística. Suas reflexões dialogavam tanto com as esferas de Max Weber, como as classes de Karl Marx. Bourdieu faleceu no dia 23 de janeiro de 2002 na cidade de Paris.
2 Perspectivas teóricas das obras
Em seu mundo social, Bourdieu o construiu sob três conceitos: Campo, Habitus e Capital. Na obra Poder simbólico é um poder invisível, o qual só pode ser exercido com a cumplicidade daqueles que não querem saber que lhe estão sujeitos ou mesmo que o exercem. É um poder quase magico, que permite obter o equivalente daquilo que é obtido pela força (física ou econômica). Em As Regras da Arte, Bourdieu faz um ensaio polêmico e inovador onde ele constrói a história literária francesa da segunda metade do século XX, revelando as regras que regem escritores e instituições literárias, desmitificando a ilusão do gênio criador de todo-poderoso e apresentando os fundamentos para uma teoria da produção artística. Ao longo dos anos 70 Bourdieu