Conceitos
Intérfase é o período em que a célula prepara-se para entrar em divisão. Na intérfase o material genético (cromatina) é duplicado e condensado, deixando de ser fios extremamente finos e longos e tornando-se filamentos condensados, os cromossomos duplicados, que possuem dois filamentos (cromátides irmãs) unidos pelo centrômero. Depois que os cromossomos duplicam-se, começa a divisão celular, e o nucléolo e a carioteca desaparecem.
Ligações peptídicas
Ligações peptídicas são ligações químicas que se estabelecem entre um grupo carboxila de um aminoácido e um grupo amina de outro aminoácido subsequente, com síntese resultante em uma molécula de água, ou seja, formadas a partir da desidratação ou também quebradas por hidrólise.
A união de dois aminoácidos forma uma molécula denominada dipeptídeo, e o encadeamento de vários aminoácidos forma uma macromolécula proteica chamada de polipeptídio ou cadeia polipeptídica.
As moléculas proteicas podem se organizar funcionalmente de forma isolada, como é o caso da albumina (proteína da clara do ovo) ou em conjunto formando estruturas compostas por mais de uma cadeia peptídica associada a íons, como por exemplo, a hemoglobina composta por quatro moléculas globulares de proteínas combinadas ao íon ferro.
Mitose
A mitose ou divisão celular se inicia com uma célula e um número total de 46 cromossomos em que ocorre a duplicação do material genético. Esse processo de divisão é contínuo, pois a mitose costuma subdividir-se em prófase, metáfase, anáfase e telófase. Esse processo é de grande importância para que nós possamos nos desenvolver crescer e repor as células perdidas, como por exemplo, em uma lesão na pele ou quando perdemos sangue, o qual nada mais é do que células.
Meiose
Meiose ou dupla divisão celular é o processo de divisão da célula que reduz o cromossomo pela metade e atua na formação de gametas no organismo de reprodução sexuada. A célula mãe se divide em duas que sucessivamente se dividem