aonde melhor investir China ou India.
Índia e china são países imensos que acabam de se abrir para o desenvolvimento. Trata-se de nações repletas de oportunidades e de riscos para os investidores. Como não poderia deixar de ser, a crescente opulência econômica desses países é um convite ao debate sobre qual deles ofereceriam melhores condições de investimento.
A Índia, de inicio pode não parecer uma aposta muito segura por suas estradas esburacadas, suas aguas poluídas e pobreza generalizada. Contudo, de acordo com professores da Wharton e especialistas no segmento de private equity em mercados emergentes, esses sinais externos escondem a existência de fundamentos sólidos para o crescimento econômico como, por exemplo, um governo democrático, um ótimo sistema educacional, conhecimento disseminado do inglês e um grande numero de expatriados com muita experiência na pratica de negócios do ocidente.
Por outro lado, segundo pesquisa do banco mundial, Doing Business, a China é considerada um dos países com a mais alta taxa de investimento estrangeiro, em relação ao índice que mede os países com condições mais favoráveis a abertura de empresas, a China encontra-se em 2º lugar, atrás apenas de Cingapura. O principal motivo pelo qual a China tem alcançado tal feito é a constante mudança na regulamentação estatal, buscando melhorar as garantias dos seus investidores, tomando atitudes anuais quanto a tais regulamentações.
A duvida que fica é em qual dos dois países oferecem melhores condições de investimento, ou seja, em um mundo cada vez mais complexo, e que evolui a um ritmo cada vez mais vibrante, qualquer discrepância entre os dois países não deve durar muito. Em certos setores, pode-se dizer que a Índia é provavelmente um local mais convidativo para os investimentos neste momento, mas a desvantagem de China em relação à Índia, no que diz respeito aos negócios, não será mais tão significativa por muito tempo.
Os impactos da crise econômica da