Resenha sobre o Plágio no meio acadêmico
Campos de Vitória da Conquista
RESENHA DO TEXTO
“O PLÁGIO ACADÊMICO COMO UM PROBLEMA
ÉTICO, JURÍDICO E PEDAGÓGICO”
Vitória da Conquista – BA
07 de agosto de 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
Disciplina: Leitura e Escrita de Textos Acadêmicos
Docente: Cristiane Dall Cortivo
Discente: Clóves Santana da Rocha Santos
Curso: Direito - Noturno
Resenha do texto “O PLÁGIO ACADÊMICO COMO UM
PROBLEMA ÉTICO, JURÍDICO E PEDAGÓGICO”.
O texto O Plágio Acadêmico como um Problema Ético, Jurídico e Pedagógico, de autoria de Lívia Haygert Pithan e Tatiane Regina Amando Vidal, publicado no periódico Direito & Justiça, (v. 39, n. 1, p. 77-82, jan/jun 2013), aborda a questão do plágio sob quatro aspectos distintos. As autoras o iniciam relatando casos de grande repercussão mundial de plágio que ensejaram a renúncia de duas grandes figuras europeias do mundo político, o Ministro da Defesa da Alemanha e o Presidente da Hungria, que renunciaram após ter sido noticiado a prática de plágio acadêmico por eles.
As autoras defendem a importância do tema mostrando que as universidades exigem, como componente curricular obrigatório em diferentes níveis, a elaboração de pesquisa científica (monografia, dissertação, tese), sendo, portanto, a atividade de pesquisa algo intrínseco ao trabalho universitário. Acrescentam ainda o fato de as principais instituições de pesquisa brasileiras (CAPES, CNPq,FAPESP, SBPC) estarem preocupadas com a ocorrência do plágio no meio acadêmico. No texto elas se propõem a analisar o fenômeno plágio sob os aspectos: da ética, da questão jurídica, institucional e da orientação pedagógica. De fato são estas áreas as principais que devem se ocupar de tratar do plágio.
No texto foi colocado que o plágio, antes de configurar-se como um problema jurídico, é um problema de natureza ética. Dentre os argumentos apresentados pelas autores que demostram o plágio como uma