Resenha sobre o filme: "a outra história americana"
Nesta resenha iremos retratar o filme “A outra historia Americana”, relacionando os acontecimentos do filme com os personagens Derek – o protagonista –, Danny, Cameron e os negros, associando ao movimento skinhead, no qual Cameron é o líder e Derek abaixo dele, participa.
Todos os acontecimentos do filme giram em torno dos conceitos de movimentos sociais, que se dá a uma organização estruturada e identificável, tal como Blumer afirma que o movimento social tende a mostrar grande parte da motivação, tendo como finalidade, juntar pessoas para lutar por um objetivo preciso. Além disso, a definição que também se dá aos movimentos sociais na visão de Alain Touraine é de acordo com os princípios, e estes serão abortados e explicados no decorrer do trabalho, juntamente com cenas do filme.
DESENVOLVIMENTO
O filme “A Outra História Americana” relata o movimento skinhead que consiste de simpatizantes do nazismo, que se mostram intolerantes com as minorias sociais, ou seja, pessoas de pouca influência que sofrem com questões como racismo, preconceito, discriminação e todo e qualquer outro tipo violência, além de sofrerem com os estigmas, por parte dos skinheads. O movimento skinhead é um movimento social específico que teve seu “nascimento” dentro do nazismo, tendo idéias praticamente iguais. Para o sociólogo francês Alain Touraine, os movimentos sociais para existirem, precisam ter 3 princípios: O de identidade, que é de fácil percepção, por que mostra a insatisfação de todos do movimento por dividirem o mercado de trabalho, seus bairros e até mesmo o seu estado/país com os imigrantes, alegando que estes são “parasitas da sociedade”, pois só estão nos Estados Unidos para explorá-lo e a presença dos mesmos é ruim para o país. Isso é notável, quando há uma reunião de professores no Liceu e todos, inclusive o professor Sweeney estão assistindo a gravação de uma entrevista que Derek, um ex-aluno, que desde cedo aprendeu com o pai que os negros e os