Resenha Sobre Vigotski
Na construção da sua teoria, Lev Vigotski (1896-1934) se inspira na dialética de Marx e na filosofia monista de Espinosa. Sobre o desenvolvimento, Vigotski acredita que o sujeito é um agente ativo sobre seu desenvolvimento, que ocorre em um contexto que não é escolhido por ele. Para este pensador, o desenvolvimento humano caminha para sua maior complexidade.
Para Vigotski, desde o nascimento do indivíduo o desenvolvimento está vinculado ao aprendizado, sendo este um aspecto necessário e universal para tal processo. Existe o desenvolvimento sem a aprendizagem, que corresponde à maturação biológica, mas apenas o aprendizado é capaz de despertar os processos internos do desenvolvimento, principalmente por meio do ensino e da educação escolar,pois segundo Leonitev (1978) esta se caracteriza por um processo de humanização.Este aprendizado se dá pelas relações do indivíduo com o meio e com outros indivíduos. Sendo assim, o desenvolvimento do indivíduo está atrelado ao ambiente no qual ele vive, bem como às suas relações sociais.
Vigotski também sugere que a criança tem um desenvolvimento ideal e um potencial. O primeiro corresponde a etapas já alcançadas no seu desenvolvimento, a tarefas que ela consegue realizar sem ajuda, e o segundo, ao desenvolvimento que a criança pode atingir, a tarefas que ela consegue realizar com a ajuda de um adulto. A partir destes dois níveis de desenvolvimento, Vigotski propõe a zona de desenvolvimento proximal, que corresponde à distância entre o desenvolvimento real e o potencial. Sendo assim, ela corresponde ao caminho que o indivíduo deve percorrer para amadurecer suas habilidades.
É nesta zona que a influência do outro indivíduo é extremamente transformadora, e justamente neste ponto que a escola, atuando como o outro indivíduo, deve agir, buscando fazer com que a criança avance na sua compreensão de mundo a partir do que já é consolidado