Resenha sobre sustentabilidade
O filme é um drama que é dirigido por Suzana Amaral, baseado no livro de Clarice Lispector que conta a história de uma mulher nordestina chamada Macabéa (interpretada por Marcélia Cartaxo) com 19 anos de idade, ela era órfã de pai de mãe e de sua tia que lhe criou.
Macabéa vai para São Paulo para ser datilógrafa, onde recebe seu chefe seu Raimundo (que Umberto Magnani interpreta) que ela estava secretamente apaixonada, vai morar numa pensão e tem uma vida sem nada de alegrias, novidades ou emoções, porque ela não pensava como elas.
Com o passar do tempo Macabéa conhece um moço nordestino também por nome de Olímpico de Jesus (feito por José Dumont) mas muito ambicioso e má índole, e então eles começam a namorar, mas esse namoro dura pouco. Olímpico troca Macabéa que ele á chama de “cabelo de sopa”, por Glória (Tamara Taxman) sua colega que era mais bonita e mais inteligente, que por recomendação de sua cartomante ou Madame Cartola (onde Fernanda Montenegro faz o papel).
Gória então sentindo-se culpada de roubar o namorado da amiga, diz para Macabéa que ela vá em uma cartomante conhecida, que era muito boa que acharia um jeito de arrumar outro namorado, a Madame Cartola fala que sua vida vai mudar de uma hora para outra, diz também que ela irá ganhar uma grande fortuna e casará com um gringo lindo que se apaixonará por ela. Macabéa muito contente com seu previsto futuro que quando saí na rua foi atropelada por um carro Mercedes amarelo e morre.
Elenco do Filme:
Marcélia Cartaxo --------- Macabéa
José Dumont ---------- Olímpico de Jesus
Fernanda Montenegro ----------- Madame Cartola, a cartomante
Tâmara Taxman ---------- Glória
Umberto Magnani ----------- seu Raimundo
Direção:
Suzana Amaral
Roteiro:
Suzana Amaral
Alfredo Oroz
Gênero:
Drama