TOYO ITO
“… o que me trai não é ver o vento, mas pensar como seria maravilhoso se pudesse existir uma arquitetura que não tivesse forma, leve como o vento.”
Toyo Ito, arquiteto japonês formado na Universidade de Tóquio, vencedor de vários prêmios, entre eles o mais atual Prêmio Pritzker em 2013, sendo conhecido por criar a arquitetura conceitual, em que ele procura simultaneamente expressar os mundos físico e virtual. Ele é um expoente da arquitetura que aborda a noção contemporânea de uma cidade "simulado", e tem sido chamado de "um dos arquitetos mais inovadores e influentes do mundo." Atualmente, Ito prcura criar e inovar a construção de casas, ele busca inspiração nas formas orgânicas da natureza, priorizando, em seus projetos, a fluidez entre o mundo natural e as formas construídas. A obra de Ito desafia definições; cada um de seus muitos trabalhos, do Domo Odate ou o White U à sua obra mais comentada, a Mediateca de Sendai, é único. O trabalho inovador do arquiteto laureado com o Pritzker 2013, é frequentemente conduzido por uma crítica interna e por uma luta pela perfeição. Neste programa, o diretor do escritório Toyo Ito & Associates, Architects, discute sua filosofia de projeto e suas principais obras, que incluem a Mediateca de Sendai em Miyagi, Japão, a Biblioteca da Universidade de Artes de Tama, em Tóquio, e o edifício da TOD'S, na rua Omotesando.
FOTO: Biblioteca da Universidade de Artes de Tama (Hachioji Campus) / Cortesia de Ishiguro Photographic Institute
Durante mais de 40 anos de carreira, percebemos que sempre em Toyo Ito uma busca constante por expandir os limites não só da arquitetura, mas também da forma, da tecnologia, dos materiais e como estas constantes inovações repercutiam no uso cotidiano de suas criações.
Dentro dessa busca, a carreira de Toyo Ito nos