resenha sobre qualidade
Quando compramos um produto analisamos a diferença de preço entre as marcas e a qualidade dele. A qualidade não é uma preocupação apenas dos consumidores, as empresas também dão uma grande importância a ela, tanto para a satisfação dos clientes quanto para o seu lucro.
Na palestra do professor Rodolfo Cardoso, sobre qualidade, vimos a sua importância olhando por diferentes perspectivas. Foi mostrado a utilização da qualidade em acontecimentos históricos, grandes marcas e no dia a dia.
Algumas pessoas pensam que o conceito de qualidade é algo relativamente novo, porem podemos observar pela história que na verdade não é. Foi descoberto em uma das pirâmides do Egito que já se usava sistemas para melhorar a qualidade da construção, por meio da numeração dos blocos usados, e também Frederico II, que foi um imperador da Prússia, foi o primeiro a estudar o seu exército e investir na sua qualidade, tornando-se imbatível nas batalhas por muito tempo.
O conceito de qualidade é utilizado a muito tempo, como podemos ver com os exemplos acima, e ele ainda é muito utilizado atualmente. Muitas marcas constroem o seu nome através da qualidade de seus produtos. Como a marca Louis Vuitton, quando seus clientes compram seus produtos eles não compram uma bolsa ou uma mala, mas sim uma Louis Vuitton. O seu diferencial está na qualidade, mesmo sendo uma marca mais cara seus clientes a escolhem por sua qualidade e o status que ela traz.
A qualidade também pode trabalhada não apenas com mudanças no produto e si, mas com o modo de ver o produto. Um ótimo exemplo disso é o da H2Oh, que antes era o refrigerante 7Up, que era um refrigerante com gosto de agua, e com apenas uma pequena mudança de ponto de vista, virou a H2Oh uma agua com gosto de refrigerante. A qualidade também pode ser moldada por meio de estratégias de marketing e ações publicitarias, mudando assim a percepção do consumidor pelo produto.
Nem sempre a busca da qualidade de uma empresa é