Resenha sobre melancolia e indisposição no inverno
O principal responsável pelos sintomas do nosso tema abordado é o ritmo circadiano que significa “cerca de um dia”, por que ele atua durante 24 horas no corpo humano ou em qualquer outro ser vivo que vive influenciado pela luz solar.
Sua função é informar ao nosso organismo quando esta escura, ou seja, quando tem a falta de luz solar ele é responsável por informar ao nosso organismo. É por causa dele que no inverno ficamos mais prejuízos, pois no inverno tem menos tempo de luz solar e mais escuridão, e ele é responsável por avisar ao nosso organismo quando está escuro, e quanto menos tempo tivermos de luz solar mais perigosos ficamos, por isso que somos mais ativos no verão, pois temos mais tempos de luz solar. Todo esse processo se da pelo retino-hipotalâmica que informa aos NQS quando tá claro ou escuro.
O ritmo do circadiano começa a agir quando tem ausência de luz solar, as células da retina capta essa falta de luz e envia os sinais sobre as condições do ambiente para o SCN utilizando o nervo óptico, aos isso esse sinal passa pela medula espinhal e pela glândula pineal, após isso é estimulado a síntese da melatonina.
Distúrbio Sazonal
Distúrbio Afetivo Sazonal é caracterizado por episódios de depressão grave que coincide apenas pelas poucas horas de luz nos dias de outono e inverno, esse distúrbio é causado pela dificuldade de sincronia entre o relógio solar e o relógio biológico do corpo humano durante as estações do ano. Esse distúrbio é caracterizado pela alteração do ritmo circadiano.
Os sintomas do distúrbio são:
Dormir mais horas do dia, mas mesmo assim continuar cansado e com dificuldades de acordar pela manhã.
Ter mais apetite e também vontade de comer mais carboidratos.
Mudanças de energia e também de motivação, pouca concentração, fadiga, se isolam das pessoas, tem diminuição da tensão sexual etc.
Mudanças de humor se irritam fácil, baixa autoestima.
Mulher tem problemas de tensão pré-menstrual
O outro responsável