Resenha sobre indicadores de desempenho
Neves M, A, O diretor-presidente da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda. Dísponivel em: http://www.guiadotrc.com.br/logistica/indicares_desempenho_logistica.asp, acessado em 24/05/13
Foi nos anos 50 que Edward Deming e Juran Josephm juntamente com Genechi Tahuchi introduziram a moderna abordagem em qualidade, baseada em indicadores de performance, porem, esta só se tornou visível no Brasil na década de 80, e desde então, vem sendo aprimorada nas mais diversas áreas.
Segundo o autor, “Somente o que é medido é gerenciado”, afinal, é preciso mais do que experiência no assunto, são necessários dados concretos para resultados exatos.
Conforme o artigo os indicadores servem como um meio de comunicação dentro de uma empresa, entre todos os funcionários, independentemente no nível hierárquico.
Os autores explicam que existem pequenas diferenças entre KPIs, métricas, e indicadores. Enquanto os KPIs refletem vetores estratégicos, as métricas e indicadores representam apenas uma medida de desenvolvimento.
O texto nos assegura de que os KPIs devem apresentar as seguintes características:
1- Devem refletir direcionadores de valor estratégico, que garantam o sucesso futuro da organização e os seus objetivos organizacionais e financeiros.
2- Devem ser definidos por executivos para que os mesmos façam um direcionamento estratégico, porem muitas vezes terminam o planejamento antes de definir e validar as medidas de desempenho.
3- Devem fluir ao longo da vida da empresa, vir dos mais baixos níveis organizacionais, mas passar pelos mais altos níveis, ocorrendo um efeito cascata.
4- Devem seguir um padrão corporativo, através da criação de padrões de medição.
5- Devem basear-se em dados validos, verificar a acuracidade das informações.
6- Devem ser facilmente estendidos por todos, para que todos saibam como calcula-lo e o saber que fazer e não fazer.
7- Devem ser sempre relevantes, reescrito ou descartado se necessário.
8- Devem proporcionar