resenha sobre História do pensamento Cristão
PINHEIRO, Jorge/ SANTOS, Marcelo. Manual de História da Igreja e do Pensamento
Cristão. Fonte Editoral. 2011
2. Explicar o que puder encontrar sobre o(a) autor(a), especialmente enfocando informações para entender melhor este livro/texto.
Marcelo Santos é pastor da Igreja Batista da Graça em São Paulo. Atualmente ministra aulas na área de História e coordena a pós-graduação em História e Teologia do Protestantismo no Brasil na Faculdade Teológica Batista de São Paulo. Bacharel em Teologia pelo STBSB/FTBSP, em História pela UNIFAI/SP, Mestre em Ciências da Religião (Teologia e História) pela UMESP e Doutorando em Ministério na FTSA/Londrina. É autor na área de História do Cristianismo e dos Batistas. Na área de Juventude editou e produziu o Cd-rom Juventude e Liderança visando dar subsídios para a implantação e manutenção do Ministério Jovem na Igreja Local que em breve deve se tornar um livro. Casado com Claudia e temos dois filhos: Tainá e Lucas.
Jorge Pinheiro possui Pós-Graduação em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo (2001), mestrado em Ciência da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2001) e doutorado em Ciência da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2006). Publicação Ph.D. em Ciência da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2008). Tem experiência na área de Ciência da Religião, com foco em Teologia, atuando principalmente nos seguintes temas : filosofia, religião, política e cristandade
3. Escreva em uma frase a idéia central do livro/texto Servir como Manual de história da igreja e do pensamento Cristão, fazendo-nos compreender o momento atual através da percepção do processo histórico vivido pela igreja.
4. Explicar as partes ou divisões maiores do livro, fazendo breves resumos em parágrafos curtos, mostrando como cada parte apóia o pensamento da idéia central. A reforma possui aspectos políticos, econômicos, culturais e sociais, porém, foi