Resenha - modelo
Nome do curso
Campus xx – Cidade - Estado
RESENHA CRÍTICA
Nome do resenhista
I – OBRA
NASCIMENTO JÚNIOR, Antônio Fernandes. Fragmentos da história das concepções de mundo na construção das ciências da natureza: das certezas medievais às dúvidas pré-modernas. Revista Ciência & Educação, v. 9. n. 2, p. 277-299, 2003.
II – CREDENCIAIS DA AUTORIA
Antônio Fernandes Nascimento Júnior é Professor Assistente Doutor da área de Pós-Graduação em Planejamento Regional e Urbano: Assentamentos Humanos da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista, Campus de Bauru, São Paulo.
III – CONCLUSÕES DA AUTORIA
As constantes inquietações sobre a história da concepção do mundo se fazem presentes na vida cotidiana dos filósofos de todos os tempos. Desse modo, no artigo intitulado “Fragmentos da história das concepções de mundo na construção das ciências da natureza: das certezas medievais às dúvidas pré-modernas”, do autor Nascimento Júnior, aparecem várias vertentes e concepções sobre o mundo e seu surgimento. Passando pelos Filósofos Gregos Aristóteles e Platão, entrando pelo viés de pensamento do novo mundo, emaranhando no pensamento dos persas e chegando aos renascentistas, que muito contribuíram para a concepção de mundo que temos hoje, na era pós-moderna.
Assim, parece ser de grande relevância, para as concepções de mundo que temos hoje, este estudo expresso neste artigo. Uma vez que, através da Filosofia de todos os tempos, o homem pode se deparar com inquietudes variantes entre o “quem somos” e “onde estamos” até o desejo de saber a origem das coisas. Essas idéias e inquietudes fomentam um debate envolvendo as constantes certezas e as dúvidas sobre as construções das ciências da natureza.
IV- DIGESTO
O artigo supracitado tem por objetivo acrescentar novos elementos na historiografia da ciência da natureza. Mais precisamente, pretende caminhar entre o pensamento