resenha sobre espaço
O objetivo da geografia é, de forma geral, estudar a sociedade, e para isso precisamos entender de que aspectos ela é formada (sociais, culturais e econômicos) e todas essas características giram em torno do principal instrumento de estudo usado pela geografia: o Espaço.
O espaço geográfico nada mais é do que do que o espaço que foi construído por meio da ação humana, ou seja, é aquele que sofreu modificações feitas pelo homem; um conjunto de lugares que possuem diferentes naturezas, que sofreram diferentes processos históricos e mesmo assim estão unidos por uma vasta cadeia de relações; o espaço é diferente da paisagem, pois essa mesmo se tirada de um determinado lugar não fará com que o espaço deixe de existir, dessa forma podemos concluir que mesmo sofrendo visíveis transformações em sua aparência, paisagem, o espaço não se modifica. Um exemplo disso é própria cidade onde vivemos que, ao longo do tempo teve suas paisagens modificadas, mas seu espaço permaneceu imutável.
Assim como o estudo da geografia o espaço também se ramifica em diversas áreas e concepções distintas, porém as duas maiores são as de Espaço Absoluto e Espaço Relativo, e essas duas áreas por sua vez apresentam definições um tanto opostas entre si.
O Espaço Absoluto defende a visão do espaço como algo, digamos, maciço, ou seja, imutável e absoluto, esse ponto de vista não leva em consideração os fatore externos, como objetos e pessoas, para avaliação do espaço; o espaço absoluto vê o espaço de forma estreita e extremamente superficial e sintética.
O Espaço Relativo por sua vez encara o espaço de forma mais humana, ou seja, ele vê o espaço como