Resenha sobre "CODIFICAÇÃO/DECODIFICAÇÃO" HALL, stuart
Curso: Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
Matéria: Ciência Política
Professor: Bruno Goulart
Resenha sobre o texto:
HALL, Stuart. “Codificação e Decodificação”. In: SOVIK, Liv (org.). Da diaspora. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008
Acreditava-se se que o processo de comunicação era linear com o formato Emissor-mensagem-receptor. Mas segundo Stuart Hall o processo comunicativo é um continuo circuito entre produção e distribuição pois ele se tornou um processo comercial e manipulado de acordo com interesses.
Hall chama cada informação a ser produzida de “momento” e esse momento será transmitido em algum canal físico chamado de “mídia”. Hall ainda argumenta que cada mídia tem uma organização específicas com regras que vão moldar o momento que será transmitido, para que sua mensagem tenha um significado.
Já que a comunicação se tornou algo comercial toda e qualquer mensagem que será transmitida deve conter um “sentido” e um significado para que ela possa ser consumida, pois algo sem “sentido” não é entendido e nem consumido.
A pesar de caracterizar a comunicação como um ciclo Hall adverte que nenhum momento é inteiramente o início de um outro momento que será articulado, ele apenas introduz a próxima mensagem, o próximo momento. Esse ciclo é a análise do circuito como um todo e não apenas do momento ou da mensagem final.
E todo momento produzido para uma certa mídia está disposto ao contexto da mídia que vincula o momento e o receptor usa esse contexto para interpretar a mensagem. Analisando o processo comunicativo como inteiramente comercial a mensagem passa a ser o foco desse processo e todo e qualquer informação é alterada de acordo com a forma que será transmitida par que atenda um objetivo.
E o que é transmitido depende da audiência pois ela é a fonte do momento que será transmitido e é para ela que esse momento será produzindo. Por isso a mensagem deve ser direcionada pois ela deve ser absorvida ao