resenha Significado do trabalho
A Orientação Profissional e o Significado do Trabalho
Edite Krawulski
I. Resenhista
II. Autor
III. Obra
IV. Resenha
1 Resumo
2 Introdução
3 O que é o Trabalho?
4 Aspectos Históricos
5 O Significado do Trabalho
6 Conclusão
V. Referências Bibliográficas
I. Resenhista
Caroline Martins Nonato, graduanda em Administração de Empresas, Faculdade Cearense-Ce, Brasil.
II. Autor Edite Krawuksi.
III. Obra
Este artigo sintetiza parte da dissertação de Mestrado defendida pela autora junto ao Curso de Pós-Graduação em Administração da UFSC em 1991.
1 Resumo
O artigo se baseia na evolução de conceito do trabalho, distinguindo os momentos históricos até as relações atuais e as mudanças psicológicas no indivíduo, adquiridas ao longo do tempo.
2 Introdução
Primeiramente a autora aborda a necessidade dos jovens na busca de um atendimento de orientação profissional, para auxiliarem na escolha de um curso. “Neste sentido, a escolha profissional nos remete ao conceito de trabalho enquanto categoria que constitui a mediação entre o indivíduo e a sociedade e, através dela, a concretização das determinações individual e social presentes nesta escolha.” (KRAWULSKI, 1991)
Para Krawulski (1991), antes de chegarmos a Revolução Industrial, o homem pré-histórico, quando passou a dominar a caça e pesca, tinha como única ocupação essa atividade, vindo à expansão mercadológica e capitalista somente há aproximadamente dois séculos.
Neste intervalo de tempo, a autora relata as transformações históricas e suas substituições por uma nova ordem econômica que fez com que os indivíduos mudassem de comportamento. “A relação indivíduo-trabalho hoje é complexa, delicada e dependente de fatores múltiplos, dentre os quais aqueles de ordem pessoal, os vínculos estabelecidos com as tarefas e o próprio local de trabalho.” (KRAWULSKI, 1991). Procurando explorar o significado do trabalho, suas necessidades psicológicas e trazendo reflexões sobre a prática.
3 O que é o Trabalho
Na