Resenha SI
Caina Lima
Evelyn Sanches
Sara Silva
Sunhao Yu
Sistemas da Informação – Fernando Neves
Unijorge
PINHEIRO, Jose Mauricio Santos, Por que estudar Sistemas da Informação? Acesso em:28/09/2004.
De acordo com o texto do Professor José Maurício Santos Pinheiro, a sociedade vive atualmente na Era da Informação. A partir desta afirmação é indagado algo a respeito do porque estudar Sistema de Informação.
Com o surgimento de uma sociedade mais moderna, com avanços tecnológicos, houve a necessidade de profissionais que explorassem este novo campo, sendo assim foram introduzidos no MEC cursos com a intenção de qualificar essa nova população, conforme as palavras do Professor o objetivo central é:
“Capacitar os profissionais não só no desenvolvimento de sistemas e utilização de diferentes tecnologias, mas também interagir com os processos administrativos das corporações como um todo, ou seja, assumindo um papel mais completo, dominando a tecnologia e o processo gerencial.” (PINHEIRO, p.01)
A definição do Sistema de Informação é um conjunto de componentes inter-relacionado que coletam, manipulam e disseminam dados e informação proporcionando um mecanismo de realimentação (feedback) para atender um objetivo determinado. Eles estão difundidos por todas as funções da organização. E ele são usados nas:
“Áreas como contabilidade, finanças, vendas, produção e assim por diante.” (PINHEIRO, p.01)
São utilizados nesse sistema dados, informações e conhecimento, estes estão interligados entre si, mas ambos possuem suas particularidades. Os dados são uma representação de fatos que quando dotados de significados transformam-se em informação, assim, podemos afirmar que informação é o conjunto desses fatos organizados que adquirem valores adicionais, além dos seus próprios. Os tipos de informação depende da compreensão de cada leitor em relação aos dados existentes o que pode fazer com que haja uma redefinição, levando a novas informações.
Já o conhecimento que já faz parte