Respostas Artigo Digital thermal monitoring editado pedro
Professora: Simone Garcia
Discentes: Paulo Roberto, Pedro Lins e Rafael Mota
Turma: Prática de Quarta-Feira, 10:40-12:30
Atividade: Interpretação do artigo científico “Digital thermal monitoring of vascular function: a novel tool to improve cardiovascular risk assessment”
1) Com base nos princípios biofísicos e na figura 1, descreva a técnica do registro térmico digital (Digital thermal monitoring – DTM).
2) De que forma a técnica do registro térmico digital pode contribuir para avaliar o risco cardíaco?
3) O que significa as equações Temperature rebound e Nadir to peak (NP)?
A equação referente a Recuperação da temperatura( Temperature rebound) significa, em porcentagem, quantas vezes a Temperatura máxima alcançada durante a hiperemia é maior do que a temperatura registrada antes que ocorra a oclusão. A equação referente a “Nadir to peak” é a diferença, em números absolutos, entre a Temperatura máxima (pico) e a Temperatura mínima alcançada durante a oclusão.
4) Com relação à tabela 1, explique qual a razão das variáveis Temperature rebound e Nadir to peak (NP) apresentarem médias significativamente menores no grupo de pacientes com CHD quando comparado com o grupo de pacientes sem CHD.
Sabendo-se que Temperature Rebound (temperatura de recuperação) é a diferença entre a temperatura máxima (Tmáx) e a temperatura no momento da compressão (Ti), se a temperatura atingir um valor superior a do início da compressão isso é indicativo de boa reatividade endotelial e, consequentemente, baixo risco cardiovascular. Caso contrário, apresenta uma reatividade cardiovascular ruim e alto risco cardiovascular. Portanto, para pacientes com CHD, era esperado que houvessem médias significativamente menores quando comparados àqueles sem CHD, pelo fato de que os primeiros tem uma reatividade cardiovascular ruim.
Já o Nadir to Peak (NP) representa a diferença entre a temperatura máxima, no pico (peak), e a temperatura mínima (nadir) e nessa variável é