Resenha Seminarios
Paula Rejane Ribeiro Lima
O seminário intitulado “A pesquisa científica nas áreas de Ciências Sociais e Humanas: características e fins” foi apresentado no dia 27 de agosto de 2014, quarta-feira, pelas alunas Anna Karolina Falcão e Kellen Lima, com a participação do Prof. Dr. Messias Dieb, da disciplina de Pesquisa Educacional I.
Na abertura do seminário, o professor Messias Dieb contribuiu explanando com brevidade, sobre o avanço das pesquisas em ciências humanas e sociais, perpassando pelas várias correntes de pensamento que, em algum momento da história, embasou a forma de produção do conhecimento, como o positivismo, o pós-positivismo, o materialismo-histórico e o construtivismo. O referido professor argumentou que as ciências humanas e sociais passaram a ter autonomia, desligando-se dos métodos dos cálculos matemáticos e das medidas, utilizadas nas ciências exatas. Assim, o seminário teve como objetivo abordar a passagem e o crescimento das ciências humanas e sociais, assim como explanar suas características e seus fins.
No que concerne à organização do seminário, a apresentação dividiu-se entre as duas alunas, cada uma com uma parte específica. A primeira aluna, Anna Falcão, iniciou sua apresentação fazendo questionamentos aos alunos sobre o que entendiam sobre pesquisa qualitativa, explicitando suas correntes filosóficas, relacionando e explicando as etapas do seu desenvolvimento como pesquisa científica, contanto com a intervenção do Prof. Dr. Messias Dieb, que apresentou os fundamentos que caracterizavam a pesquisa qualitativa. Em seguida, a segunda aluna, Kellen Lima, apresentou as características e os fins da pesquisa qualitativa, utilizando-se dos slides como apoio. Por fim, fizeram o fechamento do assunto em torno de uma discussão com a sala, sobre o papel do pesquisador como instrumento fundamental da pesquisa.
Na parte inicial do seminário, Anna Karolina procedeu à leitura do texto de apoio do autor CHIZZOTTI (2003) sobre os