Resenha sobre o seminário referente ao capítulo VI do livro: Educação da Infância: História da Política – Vera Maria Ramos de Vasconcellos.
INFES
Grupo: Marcela Feijó
Márcia Marçal
Natalia Gomes
Resenha sobre o seminário referente ao capítulo VI do livro: Educação da Infância: História da
Política – Vera Maria Ramos de Vasconcellos.
Santo Antônio de Pádua
2013 /1
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INFES
O presente trabalho, caracterizado por uma resenha ao capítulo VI do livro Educação da
Infância: História da Infância, apresentado a professora Adriana Penna na disciplina de
Infância e Cultura II, tem como finalidade apresentar uma análise crítica feita pelo grupo acerca do tema central do já referido capítulo que retrata as Políticas Públicas para a Educação Infantil: Uma releitura na legislação brasileira, temos como objetivo também apresentar os pontos principais abordados pelo grupo na apresentação do seminário. Santo Antônio de Pádua
2013 / 1
O objetivo principal deste seminário é apresentar algumas conquistas e alguns entraves presentes nos textos da legislação brasileira e que tem produzido significativas mudanças tanto na concepção de educação infantil, como também no perfil de seu profissional.
Ressaltamos que é a democracia que dá sentido a uma legislação, por isso quando gerada num contexto de poderes arbitrários, quando obedecida sem discussões, certamente não conta com a aprovação da população e tem o medo como principio de sua conformidade.
Com a LDB n° 4.024/61 e as Leis da Reforma do Ensino: 5.540/68 e 5.692/71, foi constituída em um movimento de grande repercussão no campo educacional, com a reforma do ensino superior e da educação básica, instituindo a profissionalização do então ensino de 2° grau. Contudo, as políticas públicas implantadas no campo da formação do profissional para o segmento anterior à escolaridade obrigatória surtiram pouco efeito naquele momento.
A primeira LDB (Lei 4.024/61) reforçou o caráter federativo da organização da educação escolar no país, correspondendo aos princípios