Investimentos em Mercado Futuro
Investimentos em Mercado Futuro
A Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) é a bolsa onde se negociam contratos e minicontratos futuros de ativos financeiros ou commodities. Ou seja, é a negociação de um produto que ainda não existe no mercado, por um preço predeterminado para liquidação em uma data futura preestabelecida.A BM&F é considerada uma alternativa segura por oferecer aos investidores a possibilidade do contrato ser negociado antes mesmo da existência do produto. Essa forma de negociação possibilita a proteção do agente econômico contra as oscilações dos preços de uma economia.
A diferença em relação a Bolsa de Valores, é que neste caso, os compromissos são ajustados financeiramente às expectativas do mercado acerca do preço futuro por meio do ajuste diário (que apura perdas e ganhos) e, como consequência, os participantes podem entrar e sair do mercado a qualquer momento. O ajuste diário é uma das grandes diferenças entre o mercado normal e o futuro.
Esse mecanismo de funcionamento trouxe uma importante característica para as negociações com as commodities: a competitividade. Mas, afinal, o que é o ajuste diário? É a forma de equalização de todas as posições no mercado futuro, com base no preço de liquidação financeira (compensação) do dia, resultando na movimentação diária de débitos e créditos nas contas dos clientes, de acordo com a variação negativa ou positiva no valor das posições por eles mantidas. Assim, os participantes recebem seus lucros e pagam seus prejuízos até o vencimento do contrato.
O fluxo diário de pagamentos necessita de controle e de garantias. Daí a importância da câmara de compensação - ou clearing - para garantir o cumprimento das obrigações assumidas pelos participantes. A câmara de compensação é a intermediária das negociações de compra e venda dos contratos futuros. Assim é possível ter controle das posições em aberto de todos os participantes e