RESENHA A RESPEITO DO SEMINARIO II
Disponibilidade de Terras para a Agricultura
A disponibilidade de terras agricultáveis é um tema muito amplo e permite uma análise mais aprofundada em relação a questões relacionadas a fome, questões fundiárias e fatores econômicos. A população mundial cresce de uma forma intensa, necessitando de uma maior produção de alimentos para suprir as necessidades dessa ampliação demográfica, em contrapartida a quantidade de terras disponíveis para a agricultura não acompanhou este ritmo .
A revolução verde iniciada nos anos de 1960, marcada por profundos processos tecnológicos sofridas pelas atividades agrícolas mundiais, elevou-se bastante a utilização da terra e é marcada pelo uso intenso de agrotóxicos, fertilizantes ,sementes modificadas e irrigação.
Os Estados Unidos hoje, é um dos responsáveis pela produção de grande parte dos alimentos produzidos no mundo, através de uma distribuição fundiária que propiciou o desenvolvimento de uma agricultura familiar forte e com bons recursos técnicos. A proximidade da agricultura e da industrias ,possibilitou o desenvolvimento técnico cientifico desse setor. Outro fator que é responsável pelo sucesso agrícola americano é a divisão das áreas agrícolas em cinturões especializados na produção de determinada mercadoria, por exemplo o cinturão do milho, do cotton, de acordo com disponibilidade de mercado e característica das terras disponíveis, fez o país desenvolver uma agricultura forte e bem equipada, dispondo de excelentes recursos tecnológicos e empregando pouca mão de obra, menos de 1/3 da população economicamente ativa.
Outro grande produtor mundial é a União Européia, que através do seu programa de desenvolvimento agrícola, denominado PAC, transformou esses conjuntos de países em gigantes da agricultura.
A finalidade da PAC é desenvolver e fortalecer a agricultura dos países membros, melhorar as condições de vida dos agricultores , equiparar os salário , melhorar a produção e assegurar