Resenha Revolução Francesa "Xeque-Mate"
O autor dividiu seu texto em três partes, onde a primeira possui uma introdução com os pontos principais e as outras duas detalhando-as. [1°] Houve duas revoluções inglesas no sec. XVII: a Revolução Puritana, um conflito em 1642 entre a monarquia e o parlamento e a Revolução Gloriosa em 1688 onde o rei foi removido do trono.
[2°] A Revolução Puritana, aconteceu na Inglaterra, a burguesia não estava satisfeita por não ter acesso a exportação, a partir daí o conflito inicia-se, o Parlamento definiu uma ordem onde as medida tomadas pelo rei Carlo I só seria possível com a autorização deles, o rei aceita mas não cumpre, logo ele tenta criar impostos sem aprovação e isso acaba provocando uma Guerra Civil em 1642. O Parlamento então organiza um exército comandado por Oliver Cromwell, esse exército tornou-se uma poderosa força e acabou assumindo o controle, implantou a República, aboliu a monarquia e decapitou o rei Carlos I. Cromwell foi um ditador até a morte, em 1658.
[3°] A Revolução Gloriosa, devido a morte de Cromwell, Ricardo seu filho, assumiu o poder, mas ele não era como o seu pai, era incapaz, então o Parlamento decide voltar com a Monarquia com medo de que o exército liderasse. Carlo II é coroado, e quis impor um regime parecido com o de Luís XIV (absolutismo), seu sucessor Jaime II assume o trono, era católico e tomou decisões favorecendo-os, gerando uma revolta no Parlamento, eles ofereceram então a Guilherme de Orange, e foi proclamado rei Guilherme III ao concordar com a Declaração de Direitos, que limitava o seu poder e aumentava o poder do Parlamento. Assim o absolutismo foi abolido e a Inglaterra tornou-se uma monarquia constitucional.
As duas jogadas para que o Parlamento liderasse foi de extrema importância, uma foi criar o exército e a outra fazer