Resenha resumo do artigo empreendedorismo
No inicio do século XIX surgiu o conceito de empreendedor pelo economista francês Jean-Baptiste Say, como o indivíduo capaz de mover recursos econômicos de uma área de baixa para outra de maior produtividade e retorno. No entanto só no século XX Joseph Schumpeter de forma resumida definiu a palavra empreendedorismo como: “Uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovação”, a palavra vem do verbo francês “entrepreneur” que significa aquele que assume riscos e começa algo de novo, sendo o empreendedorismo o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. O conceito assumiu diversas vertentes ao longo do tempo, contudo a definição que mais atende na atualidade é de Dornelas baseado nas diversas definições que surgiram ao longo do tempo, ”O empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negocio para capitalizar sobre ela assumindo riscos calculados”.
O empreendedor é um ser social influenciado pelo meio que vive ninguém nasce empreendedor e assim sendo não é fruto do nascimento ou de herança genética, mas resultado de trabalho, talento e reserva econômica. No entanto existe também a concepção do empreendedor nato, aquele que nasce com as características necessárias para empreender com sucesso.
O indivíduo empreendedor deve ser um ser inquieto, com aspirações de criar algo novo ou de não se conformar com o modo como as coisas estão, de ser útil produtivo e grandemente realizado. Aspirações estas fundamentais na medida em que se estimula a inovação e a criatividade.
O empreendedor não necessariamente tem que ser administrador e nem o administrador obrigatoriamente é empreendedor o ideal é que todo administrador seja empreendedor e vice-versa, porém isso nem sempre se faz necessário. O empreendedor pode criar uma empresa e não ter habilidades técnicas para administrá-la. Isto é, os empreendedores são dotados de características inovadoras de estratégias sem que isto, necessariamente, tenha