Mecanismos de transferência de calor
A transferência de calor acontece quando dois ou mais corpos que estão em temperaturas diferentes são colocados em contato, fazendo com que o calor seja transmitido de um para o outro. Existem três meios conhecidos para transferência de calor: radiação, condução e convecção.
Radiação - consiste na transferência de calor por meio de ondas eletromagnéticas viajando com a velocidade da luz. Um exemplo de radiação é o processo no qual recebemos a energia solar. Como no espaço não existe átomos, não é possível transferir calor por meio da condução ou convecção, então esse calor é transferido por meio de ondas eletromagnéticas, ou seja, pelo processo de radiação.
Condução - é o processo de transferência de calor que ocorre dentro de uma substância ou entre substâncias que estão em contato físico direto, ou seja, essa transferência acontece por meio de “vibrações”, o calor é transmitido de átomo por átomo, porém esses átomos não saem de seus lugares e vão para outros lugares, eles ficam sempre em uma posição só. Metais são excelentes condutores de calor, por outro lado, o ar é um péssimo condutor de calor.
Convecção - é o processo de transferência de calor que ocorro somente ocorre em líquidos e gases. Esse processo consiste na transferência de calor dentro de um fluído através de movimentos do próprio fluído, ou seja, ao esquentar uma chaleira com água, as moléculas de água vão se esquentando e entrando em movimento, transmitindo calor para as outras moléculas de água. O processo de transferência de calor que ocorre no ar é relativamente parecido com o que ocorre nos líquidos, por exemplo, ligamos o ar condicionado no frio em um dia bem quente, o ar frio vai se espalhar por todo o ambiente até que ele consiga ser em maior quantidade do que o ar quente, ou vice versa. Ar quente como é menos denso que o ar frio fica na parte de baixo do ambiente e o ar mais quente tende a subir a subir, ocorrendo uma movimentação de ar, e