Apostila TCL Parte 1
ÁREA TÉCNICA DE
REFRIGERAÇÃO E
CONDICIONAMENTO DE AR
TRANSFERÊNCIA DE CALOR
(TCL)
Volume I
Prof. Carlos Boabaid Neto, M. Eng.
2010
1
ÍNDICE
Página
CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO À TRANSFERÊNCIA DE CALOR
1.1 - Importância.
1.2 – Taxa de Transferência de Calor
1.3 – Unidades
1.4 - Modos de transferência de calor e seus princípios físicos
Exercícios
02
02
04
05
12
2
CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO À TRANSFERÊNCIA DE CALOR
1.1 - IMPORTÂNCIA.
Toda a tecnologia da área de Refrigeração e Condicionamento de ar depende dos conhecimentos de Transferência de Calor. Refrigeradores domésticos, condicionadores de ar, “freezers”, câmaras frigoríficas, etc., são todos equipamentos e/ou instalações cujo objetivo primário é o de efetuar trocas de calor. Portanto, para executarem bem esta função, é necessário que quem as construa, instale, mantenha ou opere conheça muito bem os mecanismos físicos de Transferência de Calor.
Está provado que o técnico que projeta, instala e faz manutenção de equipamentos de refrigeração e condicionamento de ar, que têm conhecimento teórico, isto é, sabe o porquê do que está fazendo, tem muito menos chances de cometer erros e, consequentemente, estará sempre fazendo um trabalho de melhor qualidade.
As aplicações do conhecimento adquirido nesta disciplina incluem, entre muitas outras, a seleção e especificação adequada de trocadores de calor, como evaporadores e condensadores de sistemas de refrigeração, projetos de equipamentos térmicos, cálculo de cargas térmicas de refrigeração e condicionamento de ar, seleção de isolamento adequado para equipamentos, sistemas de dutos, etc.
1.2 – TAXA DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR
A primeira pergunta que se apresenta é: o que é a transferência de calor? Este conceito vêm da Termodinâmica:
Calor é o nome dado à energia em trânsito devido a uma diferença de temperatura
Sempre que ocorrer uma diferença de temperatura entre dois meios, ou entre regiões diferentes do mesmo meio, a transferência de calor deverá