Resenha referente ao filme Chaplin – Tempos Modernos
Resenha referente ao filme Chaplin – Tempos Modernos
Cristian Baumgärtner1
O Filme Tempos Modernos relata de forma sátira, a vida de um trabalhador industrial por volta de 1930. Nele são apresentadas as diversas situações típicas da época e algumas que permanecem até hoje.
Através do filme é possível perceber que o conceito básico da indústria permanece igual, desde aquele tempo até hoje em dia, a diferença é que hoje os trabalhadores tem mais direitos e melhores condições de trabalho. Naquela época, a extensa jornada de trabalho era quase como uma escravidão, deixando os trabalhadores alienados ao seu trabalho.
Em relação ao meio ambiente, logo de cara, percebe-se uma chaminé com fumaça, este, considerado um dos símbolos da indústria, algo que demostrava produção, progresso. Porém hoje em dia, isso nos faz pensar em poluição, algo ruim. Coisa que muitas empresas estão tentando eliminar de sua produção, ou simplesmente diminuir.
Hoje a preocupação das empresas é em relação ao bem do meio ambiente, a sustentabilidade. E as empresas que conseguem fazer isso, a utilizam como marketing pessoal. Repassando aos consumidores o comprometimento da empresa com o meio ambiente.
Já comparando Chaplin com a obra de Maslow, percebemos que ele está no primeiro degrau, nas necessidades básicas para a manutenção da vida, um trabalhador que exerce sua atividade para conseguir se manter, conseguir suas necessidades básicas, como alimento e abrigo.
Naquela época, pelo que se percebe, era muito difícil um simples trabalhador conseguir subir os degraus, conforme a pirâmide de Maslow, pois eles trabalhavam em média 14 horas por dia, o que tomava todo seu tempo e ao final de sua jornada de trabalho estavam exaustos, sem capacidade para refletir, pensar ou estudar para desenvolver outras atividades, que lhes pudessem proporcionar melhores condições de vida.
Analisando o filme, podemos refletir sobre a evolução que obtivemos desde aquela época até hoje, e até podemos