Construtora de edif cios residenciais 1
Esta empresa vem atuando no mercado imobiliário de Fortaleza-CE desde 1988. Iniciou suas atividades na construção de pequenas obras em regime de administração e posteriormente assou a trabalhar com a construção de edifícios residenciais seguindo o modelo tradicional de construção, ou seja, a estrutura dos edifícios executada em concreto armado moldado in loco e as vedações externas em alvenaria de blocos cerâmicos e atualmente utilizam nas vedações internas blocos de gesso. Possui cerca de 200 funcionários e utiliza predominantemente mão-de-obra própria; no entanto terceiriza alguns serviços como, por exemplo, estrutura de concreto e impermeabilizações. Possui mais de 1500 unidades executadas ou em construção, perfazendo total superior a 320.000 m² de área construída. A Construção Enxuta foi adotada a partir de 2004.
Em 2003, a diretoria da construtora resolveu envolver toda empresa na gestão da produção, entendendo que este setor da empresa poderia tornar-se um gargalo para o aumento da competitividade.
Com o interesse despertado a empresa começou a frequentar e participar de alguns eventos sobre a Construção Enxuta, tais como:
- Lean Summit 2004, em São Paulo, onde participou como ouvinte;
- Lean Summit 2006, participou como palestrante apresentando um exemplo de aplicação.
Em 2006, a empresa criou o JornaLean, publicação interna que procura mostrar aos operários da empresa os principais conceitos, enfatizar os vocabulários e terminologias
- O processo de implantação da Construção Enxuta ocorreu de maneira autônoma, ou seja, não foi contratado nenhum consultor.
- Dessa forma estimularia a criatividade e motivação do pessoal envolvido.
- Conhecimento obtido através de livros de Planejamento e controle da produção e livros específicos sobre a produção enxuta.
- Após o aprendizado teórico, a empresa estabeleceu alguns parâmetros para o desenvolvimento dos trabalhos: - definição de lotes de produção, fluxo contínuo e