Trabalho Paulo Santos Exploradores de caverna
Direito
Aluno(a): Nathalia Oliveira
Rio de Janeiro
2012
Nathalia Oliveira
O CASO DOS
EXPLORADORES
DE CAVERNAS
Trabalho apresentado em cumprimento à Introdução a Ciência do Direito, do curso de Direito.
Faculdade Moraes Júnior – Mackenzie Rio
Como requisito para aprovação.
Professor: Paulo Santos
Rio de Janeiro 2012
Introdução
O caso narrado pelo autor conta a história de cinco exploradores de cavernas que, ao entrarem em uma caverna em local de difícil acesso, ficam presos por um desmoronamento de rochas. Uma equipe de resgate foi prontamente levada ao local, porém o regate das pessoas não seria tarefa fácil.
Os exploradores tinham poucos recursos para alimentação e provavelmente não poderiam sobreviver até que o acesso ao exterior da caverna fosse restabelecido. Questionando-se a um médico a possibilidade de sobreviverem se consumissem a carne de uma das pessoas, a resposta foi afirmativa. Roger Whetmore (um dos exploradores) foi morto e sua carne consumida pelos outros quatro. Segundo o relato dos exploradores, foi Whetmore quem propôs a alternativa, utilizando um método de sorte (com dados) para escolher qual deles seria morto. Antes de serem atirados os dados, no entanto, Whetmore desistiu da proposta, entendendo por bem aguardar mais um tempo antes de participar de um processo tão penoso.
Os dados foram atirados por todos e, na vez de Whetmore, um dos exploradores atirou por ele. Questionado acerca da legitimidade do lançamento dos dados, não se opôs ao feito. Roger Whetmore foi morto e consumido pelos seus companheiros, que, assim, sobreviveram ao incidente, e então passam a ser julgados por homicídio doloso.
Condenados à morte, os acusados recorrem ao chefe do Poder Executivo.
Desenvolvimento
Os cinco exploradores,