Resenha: Projeto de Pesquisa
CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
TURMA “B” 7º PERÍODO
PROFESSORA: SHEYLA FARIAS
ALUNA: ANGELA DEISE SANTOS CONCEIÇÃO
RESENHA
BARROS, José D’Assunção. O Projeto de Pesquisa Em História. São Paulo: Editora Vozes.
O texto abaixo tratara de algumas questões presentes no livro de José D’Assunção Barros, O Projeto de Pesquisa Em História, trazendo os conceitos, abordagens e dúvidas mais importantes e freqüentes na elaboração de um Projeto de Pesquisa.
O caminho da pesquisa deve ser construído a cada momento pelo pesquisador, usando-se de sua criatividade e imaginação, deverá planejar cuidadosamente os passos que delinearam sua pesquisa futura, seja para uma Pós-graduação, Doutorado ou outro nível de obtenção de grau. O Projeto de Pesquisa então vai ter uma função, um papel muito importante se apresentando como a exigência necessária para a obtenção de graus, sendo este uma carta de apresentação e intenções do pesquisador, exibindo sua proposta investigativa, é o folder que vai “vender seu peixe”. Partindo do pressuposto que toda pesquisa têm-se momentos difíceis, perturbadores, de mudanças, o Projeto de Pesquisa deve ser um instrumento flexível, provisório e sujeito a mutações.
O Projeto ainda tem funções de direcionador da pesquisa, servindo como um roteiro de trabalho e de planejamento, sistematizando os caminhos a serem percorridos até a obtenção de seus objetivos; é um eficaz “instrumento para elaboração de idéias, a partir do momento em que se construí hipóteses, articula e confronta idéias suas e de outros autores. Permite que o retrato da pesquisa em andamento seja exposta aos olhares de outros pesquisadores, tornando-se desta maneira um instrumento para o “diálogo científico e acadêmico”.
Um segundo momento do Projeto de Pesquisa é responder a perguntas relacionadas à pesquisa proposta. “O que fazer?”, é uma pergunta que deve ser esclarecida no primeiro capítulo, a