Resenha Processo Criativo
O PROCESSO CRIATIVO
LAGES
2014
O PROCESSO CRIATIVO
Trabalho de graduação apresentado na disciplina de meios de expressão e representação do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UNIFACVEST.
LAGES
2014
O PROCESSO CRIATIVO
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo fazer uma analise do processo criativo, tendo como referencia o livro (Galvao, Marcelo Marques - Criativamente, 2Ed, 1999)
Palavras-chave: Processo criativo; Criatividade; Insights.
O Processo Criativo- Resenha Critica
1
O processo criativo pode ser espontâneo ou fruto de reflexão. A partir do momento em que surge uma necessidade, um problema a ser resolvido e que exija uma solução criativa, passamos a ficar sensíveis aos "insights" associados a essa situação especifica, resultando em soluções agradáveis e que surgem justamente quando estamos dispersos. Nosso subconsciente faz associações que implicam no surgimento do ponto inicial que será a base para o resto. A partir dai, damos forma a nossa criação, de maneira espontânea ou não. A questão importante surge quando questiona-se a origem da criatividade. Aquilo que será criado é fruto de todo o conteúdo vivido pelo seu criador, tornando-se seus sentimentos e experiências expressados através da arte. Através dessa analise é possível observar que o processo de criação é sempre individual, uma vez que detenha as características do artista. Todos podem ser criativos, pois a criatividade, assim como quaisquer outras habilidades, pode ser desenvolvida através dos exercícios e métodos. Com base na estatística de que seres criativos costumam pensar fora do comum, estabelecemos um dos principais caminhos para o desenvolvimento da criatividade, o pensamento lateral. Pensar de maneira original inclusive pra si próprio, se inovar, buscar a solução de uma maneira não convencional e inovadora são exercícios para tornar-se mais criativo e