resenha pollyanna
Data: 15/05/2015 Professora: Adriana Rosa
Ano/Turma: 9ºA Matéria: Língua Portuguesa
Resenha do livro “Pollyanna”
Fiz, pela primeira vez, a leitura do livro “Pollyanna”, da autora Eleanor H. Potter, a muitos anos, mas lembro como se fosse hoje, do meu encanto em relação a personagem principal. A história é realmente fascinante, descreve a trajetória uma menina órfã de 11 anos, que vai morar com sua tia, Polly Harrington, na pequena cidade de Beldingsville, na Nova Inglaterra. Uma garotinha cheia de inocência, alegria e positividade, transforma a vida de todos a sua volta, mostrando-os o “jogo do contente”. Esse jogo, tem fundamentos fáceis de entendes, mas difíceis de aplicar no dia a dia, para a maioria das pessoas. Se trata da simples ação de enxergar felicidade até mesmo nos piores momentos, e pensar sempre no lado positivo de cada situação.
A garota está disposta a ensinar o jogo para todos os novos amigos que ela faz em Beldingsville, mesmo que esta tarefa seja muitas vezes árdua. Logo ao chegar a sua nova moradia, cativa Nancy, a empregada da casa de sua tia, com sua simpatia e seu coração enorme. Mas a sua tia, se recusa até mesmo a ouvir falar do tal “jogo do contente”, já que ele foi fundado pelo falecido pai da menina. Muitos desafios são encontrados no meio do caminho, mas a garotinha consegue contornar todos eles, com um largo sorriso no rosto.
Pollyanna, se trata de um clássico da literatura infanto-juvenil, porém, eu recomendo para todas as idades. O livro trás uma mensagem muito interessante, mostrando a força de um sorriso e o poder de contagiar as pessoas com ele. De maneira criativa, inspiradora e leve, a autora consegue transmitir lições valiosas e nos fazer entrar por completo no texto, mantendo a história em mente, mesmo anos depois de sua leitura ser encerrada. A menina Pollyanna nos faz ter uma série de reflexões ao longo do livro, sobre quantas coisas boas a nossa volta poderiam ser