Resenha - Planetário
Museu Ciência e Vida. Rua Ailton da Costa, s/nº - 25 de agosto – Duque de Caxias – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 25071 -160 – Tel.: 2671 7797
Localizado no centro do município de Duque de Caxias, possui acomodações confortáveis e ambiente agradável para todos os visitantes. Logo na entrada nos deparamos com uma amostra intitulada Nascer, que através de maquetes e réplicas 3D, de fetos, gestantes e bebês apresentou-nos as etapas do início da vida, da concepção ao nascimento e todos os detalhes, mudanças e curiosidades durante esse período ímpar.
Já em outro momento, o nosso grupo, composto por aproximadamente 20 pessoas, foi levado à sala de projeções, local onde nos foi mostrado a grandiosidade do Universo
Em pouco mais de 30 minutos, a mediadora, de forma muito clara e objetiva, nos fez ver a diferença entre a visibilidade do céu na cidade do interior e da cidade grande. A cúpula que nos abrigava tinha o formato ideal para a visualização do céu nas quatro estações do ano.
A sessão foi dividida em duas partes: no primeiro momento nos foi mostrada as mudanças de localização das estrelas ao longo do ano. Cada estação tem sua constelação característica e mais visível.
Iniciamos vendo o céu do Outono e sua constelação chamada Cruzeiro do Sul, visível quase todo o ano, porém, é no outono que ela se localiza mais no centro do firmamento. Esse grupo de estrelas faz parte de uma constelação maior, Centauro, que possui a segunda estrela mais próxima da Terra, a Alfa de Centauro.
Já no Inverno, podemos perceber com a ajuda da mediadora uma estrela de coloração avermelhada, chamada Antares, que juntamente com outras estrelas, formam a constelação de Escorpião, cujo formato parece um ponto de interrogação.
Mais uma vez o céu muda de posição e deparamos agora com o céu da primavera, nesta estação quase não conseguimos localizar nenhuma constelação devido à posição da Terra. Somente vemos a constelação de