Resenha pensando o espaço do homem
SANTOS, Milton - PENSANDO O ESPAÇO DO HOMEM - 5º Ed, São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2007, - ( Coleção Milton Santos; 5 )
Resenhista: SILVA, Gislaine Vieira da
Milton Almeida dos Santos nasceu no dia 03 de Maio de 1926 - Brotas de Macaúbas, e morreu aos 75 anos de idade no dia 24 de junho de 2001 - São Paulo.
Foi um geógrafo brasileiro, apesar de ter graduado em direito, Milton se se destacou por seus trabalhos em diversas áreas da geografia, em especial nos estudos de urbanização do Terceiro Mundo. Foi um dos grandes nomes da renovação da geografia no Brasil ocorrida na década de 1970. Foi professor na Universidade Federal da Bahia, da USP e de Universidade da Europa, na África, na America do Sul e do Norte, pelas quais recebeu o titulo de doutor honores causa. Foi consultor da ONU e da OIT, de cujo comitê para o estudo da urbanização e do emprego foi membro diretor.
Neste trabalho falaremos sobre ¨ Pensando o espaço do homem ¨, na opinião do autor, para apreender o presente, é imprescindível um esforço no sentido de voltar as costas, não ao passado, mas às categorias que ele legou. Conservar categorias envelhecidas equivale a erigir um dogma, um conceito. E, sendo histórico, todo conceito se esgota no tempo. Dentre as múltiplas denominações aplicadas ao nosso tempo, nenhuma é mais expressiva que a de período tecnológico. A técnica, esse intermediário entre a natureza e o homem desde os tempos mais inocentes da historia, converteu-se no objeto de uma elaboração científica sofisticada que acabou por subverter as relações do homem com o meio, do homem com o homem, do homem com as coisas, bem como as relações das classes sociais entre si e as relações entre nações. Ciência, pesquisa pura e aplicada, tecnologia e, mas media são, sem sombra de duvida, os pilares do período tecnológico. Mas o grande veículo de sua afirmação histórica em todas as partes do mundo foram as empresas transnacionais.
As empresas transnacionais,