Biofísica da função renal
Define-se como o movimento de água e solutos do lúmen tubular para o sangue (independentemente do mecanismo). Pode-se ser transcelular (através das células a substância absorvida tem de atravessar a membrana apical e a membrana basolateral) ou paracelular(através dos espaços juncionais entre as células). É um processo altamente selectivo e fundamental para algumas substâncias como o Na+, Cl-, HCO3-, Ca2+, Mg2+, glicose, a.a., água, entre outras.
REABSORÇÃO DE SÓDIO E ÁGUA
A quantidade de Na+ extracelular é cerca de 1700 mEq para um adulto de 60Kg e apenas de 100 mEq no espaço intracelular devido à baixa permeabilidade de sódio da maioria das membranas e extrusão activa de sódio pela bomba Na+/ K+ que é ubiquitária.
I – Transporte transcelular
A - ATPase Na+/K+ está estritamente localizada na membrana basolateral das células epiteliais renais pelo que, a direcção do transporte de Na+ será do lúmen para o sangue à medida que este atravessa a membrana luminal. A bomba de Na+/K+ é a responsável pela extrusão de Na+ em todos os segmentos do nefrónio que o absorvem, apesar de terem diferentes níveis de atividade. Nos epitélios que absorvem Cl- existem também canais de Cl- para a extrusão do Cl-em cotransporte com o K+.
B - Apical
Os transportadores apicais que promovem o uptake de Na+ e/ou de Cl- variam com o segmento tubular (Tabela 3). Muitas vezes o uptake de Na+ é que possibilita o movimento de outros solutos, como glicose, aa, H+.
II – Transporte paracelular
No túbulo proximal (parte distal) e ramo ascendente da ansa de Henle ocorre transporte paracelular de Na+ devido a uma pequena diferença positiva de potencial transtubular. No ducto coletor, os ions Cl- podem seguir a via paracelular devido ao potencial transepitelial ser negativo no