Resenha Paim J
Rio de Janeiro - Fiocruz – 2009
Alcirleia Magalhães
Amanda Martins
Sheila Cristina
Tayná Cristine
Marina Ross
Rio de Janeiro
2014
Alunos devidamente matriculados no curso de Psicologia na Universidade Estácio de Sá no Campus Santa Cruz – Turma: 3015
Universidade Estácio de Sá
Campus Santa Cruz
Psicologia
Resenha
Paim J. S.: O Que é o SUS
Rio de Janeiro
2014
Introdução
Este livro, por obter uma leitura acessível, funciona como uma ótima introdução para os alunos da área da saúde, em específico, os alunos de psicologia. O que faremos aqui é mostrar para o leitor os principais pontos que o livro tem.
Logo no início do livro, o autor nos esclarece o que é, o que não é, o que faz, o que deve fazer e o que pode fazer o Sistema Único de Saúde (p. 9).
A consolidação do SUS se tornou possível, à medida que na Constituição Federal foi estabelecida que a saúde fosse um direito do cidadão e dever do estado, por isso foi criado uma série de leis.
Destacamos alguns pontos que achamos curiosos e importantes, onde fala sobre como o SUS se tornou orgulho e conquista do povo brasileiro (p.40), e também o que são ações e serviços para promoção, proteção e recuperação (p. 45-46).
“Na medida em que essas propostas nasceram da sociedade e alcançaram o poder público, mediante a ação de movimentos sociais e a criação de dispositivos legais, é possível afirmar que o SUS representa uma conquista do povo brasileiro, (Paim,2009,p.40)”.
Atendimento precário, superlotação de hospitais, falta de leitos na UTI... Esse é o SUS midiático. Aquele que aparece estampado em páginas inteiras de jornais e em reportagens detalhadas de tevê. Mas, para além das mazelas humanas, existe um SUS resolutivo, que nasceu de uma conquista popular e de uma mobilização que atravessou décadas para, enfim, materializar na Constituição brasileira o direito à saúde pública e universal.
Para melhor entender, o Sistema Único de Saúde, foi