Resenha Oncologia
Resenha do artigo “Recursos de Terapia Ocupacional no controle da dor oncológica em cuidados paliativos: revisão de literatura” escrito por Natasha Takeda.
O artigo aponta que estudos revelam que o câncer é a segunda doença com maior índice de mortalidade no Brasil. O câncer em estado avançado está associado a outros tipos de sintomas com dores físicas, depressão e ansiedade. Sendo a dor de fato a maior problemática e causando mais danos a vida do paciente dificultando as atividades de vida diária, de lazer. Devido ao grande índice mostra-se também a importância dos cuidados paliativos, das atividades ocupacionais, ambas como recursos para auxiliar na mesma. Para auxiliar nesse processo que se chama reabilitação conta-se com uma equipe multidisciplinar aonde o Terapeuta Ocupacional auxilia tentando aumentar a funcionalidade do paciente seja ela física ou psicológica, podendo contar com atividades ocupacionais para diminuir as dificuldades passadas pelo paciente. A meu ver a Terapia Ocupacional está plenamente capaz de realizar este processo, visando que trabalhamos para melhorar a qualidade de vida de nossos pacientes em qualquer circunstância esteja o paciente em processo ambulatorial ou hospitalizado. O cuidado paliativo serve para quando se percebe que o câncer é incurável, fazendo com que o paciente tenha um resto de vida com menos sofrimento e melhora de qualidade de vida. Para mim o cuidado paliativo é importante, pois ajuda não só o paciente a ter menos sofrimento como também à família, sendo que muitas vezes ocorre também à melhora de qualidade de vida da família que também está defasada devido as circunstâncias do quanto debilitado está o paciente.
Os recursos ocupacionais que nada mais são que recursos de Terapia Ocupacional para auxiliar a aliviar e até mesmo melhorar sintomas causados pela doença, inclusive no caso de dor oncológica. Pelo que estudei a dor oncológica é advinda de outros fatores ou até mesmo do próprio tumor,