Resenha de oncologia
Considerando que esta neoplasia apresenta lesões precursoras com bom prognóstico se diagnosticadas e tratadas precocemente, a forma de abordagem preconizada para o controle populacional consiste na realização do rastreamento através do exame preventivo para câncer do colo do útero.
Apesar das elevadas taxas de morbimortalidade por câncer do colo uterino na Região Norte, observa-se que são escassos os estudos sobre cobertura do exame preventivo nesta região. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho consistiu em estimar a cobertura do exame preventivo para câncer do colo do útero no Município de Rio Branco, capital do Acre, Brasil, nos três anos anteriores à pesquisa e avaliar fatores associados à não-realização do exame.
A prevalência de realização do exame preventivo para câncer de colo do útero foi definida como ter realizado o exame nos três anos anteriores à data da entrevista. Dentre as mulheres que se submeteram ao exame, foi avaliado o relato de frequência, local da demanda do último exame (rede pública ou privada) e a indicação para sua realização.
Em cumprimento aos requisitos exigidos pela Resolução nº. 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, o projeto foi submetido à apreciação e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Acre. Todos os entrevistados foram informados quanto à participação voluntária na pesquisa, sendo-lhes assegurado o sigilo das informações por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado pelos participantes.
Na amostra elegível para esta pesquisa (772 mulheres), a média de idade foi de