Sistemas Prediais
1 - Qual a importância dos sistemas prediais nas edificações?
A importância dos Sistemas Prediais na Construção Civil relaciona-se não apenas com as primordiais necessidades relativas a higiene e saúde, mas também com as evolutivas noções de conforto impostas por um dinâmico comportamento social. Neste sentido, muitas pesquisas tem sido desenvolvidas no sentido de torná-los cada vez mais eficazes no atendimento das exigências dos usuários.
2 – Qual função do projetista de sistemas prediais?
Tem a missão de atender os anseios sociais e ambientais, em meio a emergentes avanços tecnológicos e a necessidade ímpar racionalização, questões estas singulares na competitiva estrutura econômica estabelecida.
3- Relate quais as principais etapas da concepção de um projeto de instalações prediais de água fria.
Para a elaboração do projeto de água fria, as seguintes etapas devem ser consideradas: a concepção, o dimensionamento, a confecção dos elementos gráficos, a quantificação e o orçamento, a elaboração dos memoriais descritivos e de cálculo, as especificações e a elaboração do projeto “como construído” (as built).
4- Quais os principais aspectos a serem considerados em cada etapa?
Inicialmente concebe-se um SPAF (sistema predial de agua fria) estabelecendo-se uma configuração a qual deverá ter um desempenho adequado diante das diversas solicitações previstas. A concepção considerará as necessidades do usuário e as condições sob as quais estarão submetidos os sistemas. Devem ser consideradas igualmente nesta fase fatores como a integração deste sistema com os demais da edificação, a normalização vigente, materiais e componentes disponíveis no mercado, etc. Quanto as interações do sistema predial de água fria com os demais sistemas do edifício, observar que as mesmas impõem restrições para que haja uma certa harmonia entre os mesmos.
Não obstante, a própria configuração do SPAF igualmente requer considerações. Concebido o