Resenha negociação
A negociação já faz parte do dia a dia de toda uma população.
Nos dias atuais é realmente muito difícil não se negociar, negocia-se tudo até mesmo com familiares; pessoas se comunicando de maneira clara com o intuito de alcançar uma decisão comum.
2. CONCEITO CHAVE DA NEGOCIAÇÃO.
Para se conduzir uma negociação, negociadores têm como base diversos conceitos chaves, seguem alguns deles e suas influências:
MAPAN: Este conceito é uma alternativa favorável que os negociadores utilizam quando não alcançam um acordo, este conceito visa definir os limites de resistência nos quais os negociadores desejam chegar.
PONTO DE RESISTÊNCIA: Representa o limite que os negociadores não querem ultrapassar, m exemplo claro, é o salário abaixo do esperado pelo candidato a uma vaga.
O ponto de resistência geralmente é ocultado pelas duas partes, porém sua divulgação pode ocorrer a qualquer momento.
NIVEL DE ASPIRAÇÃO: Este nível é exatamente os resultados que o negociador quer atingir, este nível deve ser realista para não enganar em momento algum o negociador., este nível é determinado por diversos fatores como a percepção e personalidade de ambos.
OFERTA INICIAL: É um elemento decisivo na negociação, visto que por norma a oferta inicial influencia decisivamente no finalmente de uma negociação, quando a incerteza se instala em um acordo que posteriormente o processo negociável gira em torno da primeira proposta.
3. COMO SE PREPARA UMA NEGOCIAÇÃO?
Uma negociação e destacada pelos seguintes pontos: * Preparação: Esta envolve três principais áreas: características do conflito, o negociador e a contra parte.
A negligência de um negociador pode trazer graves conseqüências como por exemplo:
Perder flexibilidade negocial.
Fazer propostas irrealistas que induzem a rejeição pela parte oposta.
Não ter consciência das suas fraquezas e forças do oponente.
Aceitar propostas que serão desfavoráveis por não ter analisado a sua MAPAN.
*