Estrutura organizacional
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo sobre os principais conceitos relacionados à estrutura organizacional, bem como as técnicas utilizadas para defini-la.
Explica Maximiano (2000), que uma organização é um sistema de recursos que procura alcançar objetivos. O processo de definir quais objetivos a organização pretende alcançar e quais recursos pretende aplicar chama-se planejamento. O processo de definir como as atividades serão realizadas, por meio da utilização de recursos, chama-se organização.
O processo de organizar, ou processo de organização cria uma estrutura estável e dinâmica, que define o trabalho que as pessoas, como indivíduos ou integrantes de grupos, devem realizar. Essa estrutura chama-se estrutura organizacional.
Assim como ocorre com o planejamento estratégico e outras técnicas de administração, toda organização tem uma estrutura organizacional. Grandes organizações têm estruturas complexas, explícitas e formalizadas. As organizações de pequeno porte têm esquemas mais simples para definir quem realiza quais atividades.
A estrutura organizacional é um recurso que todas as organizações utilizam. É também uma estratégia, por meio da qual cada organização mobiliza seus recursos. Para montar uma estrutura organizacional eficaz, que facilite a realização dos objetivos, os administradores devem levar em conta diversos fatores internos e externos. Dependendo do comportamento desses fatores, a estrutura precisará ser alterada, para ajustar-se dinamicamente a novas circunstâncias.
1. Como a especialização e a coordenação influenciam a estrutura organizacional:
Dentro das organizações o grau de funcionalidade das operações é que determinará a especialização necessária para que seja exercida tal tarefa, assim, conseqüentemente, deve ser feito um trabalho de coordenação minucioso em cima das diferentes áreas da estrutura organizacional para que as atividades possam fluir de maneira organizada