Resenha: Narradores de Javé
NARRADORES DE JAVÉ
1 Sinopse
O filme relata a história dos moradores do Vilarejo de Javé, na qual lutam para reconstruir sua história realizada por meio da oralidade, visando garantir sua existência no futuro. Isso ocorre ao se depararem com a notícia de que o local será submerso pelas águas de uma represa de hidrelétrica. Para não acontecer, eles precisam relatar os fatos históricos de Javé num documento oficial. Essa corrida de luta e histórias ocorre na esperança de impedir o tal desastre.
2 História
O filme conta a história dos moradores do Vale de Javé e o drama vivido por eles. Ao saberem que uma represa seria construída no local e o alagaria completamente, o único fato que impediria essa situação é provando que o Vale apresenta um valor histórico a zelar.
Para isso, eles precisam registrar os acontecimentos mais importantes por escrito, num documento oficial (livro fornecido à comunidade) e sair da oralidade; provando para o pessoal de fora que o local possui patrimônios históricos que devem ser preservados.
Porem, na Vila só tem pessoas analfabetas, com exceção de Antonio Biá, um ex-funcionário dos Correrios da cidade. Homem expulso de Javé por forjar cartas, inventando calunias sobre os próprios moradores a fim de garantir o seu emprego e movimentar os correios, impedindo o seu fechamento.
Biá é forçado pelos demais moradores à responder por esse documento, escrevendo histórias antigas relatadas oralmente por cada morador, que ate então só passava os conhecimentos de pai para filho. Ele registra os fatos somente em sua mente, como as histórias contadas sobre o inicio de Javé, alegando escrever e mostrar depois. Entretanto, o livro que deveria conter toda a história de Javé, seu inicio, os relatos e os patrimônios não foram escritos; Biá os enganou, e entregou o livro com apenas uns rabiscos, deixando os moradores decepcionados.
O Vale de Javé é então tomado pela inundação da represa, que acaba sendo construída; os moradores