Resenha Murilo
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: SERVIÇO SOCIAL E REALIDADE SOCIAL II
PROFESSORA: ANDRÉA MÁRCIA SANTIAGO LOHMEYER FUCHS
ALUNO: MURILO VAGNER FERNANDES
RESENHA CRITICA
SERVIÇO SOCIAL X QUESTÃO SOCIAL
IAMAMOTO, Marilda. A questão social no Capitalismo. Revista Temporalis, n. 03. Brasília: ABEPSS, 2001.
A obra organizada pela professora Marilda Villela Iamamoto, reconhecida por inúmeras contribuições no seu campo de atuação que é o Serviço Social. Ela com o seu vasto conhecimento da sociedade no faz refletir e compreender a questão social no capitalismo.
Iamamoto expressa, na introdução da obra, que a Questão Social está ligada a evolução do capitalismo moderno, onde avanços tecnológicos contribuíram para desigualdade social. Utilizando-se de uma base teórica muito forte de Karl Marx, “O capital”, ela consegue nos explicar como isso tudo é possível, trazendo-nos a tona a relação de força entre as classes, da extração de mais valia absoluta e relativa, e da lei geral da acumulação capitalista.
A lei da acumulação se expressa na orbita capitalista, às avessas: no fato de que parcela da população trabalhadora sempre cresce mais rapidamente do que a necessidade de seu emprego para os fins de valorização do capital. Gera assim uma acumulação da miséria relativa à acumulação do capital, encontrando-se ai a raiz da produção/reprodução na sociedade capitalista. Provavelmente graças a isso, e a abundância de analogias, a leitura trás certo grau de complexidade, mesmo quando o objetivo é entender questões específicas, como observa a autora: “A questão social diz respeito ao conjunto das expressões das desigualdades sociais engendradas na sociedade capitalista moderna impensáveis sem a intermediação do Estado” (IAMAMOTO, 2001, p. 00).
Levando em conta o poder e singularidade do Serviço Social no que diz respeito a padronizar uma base para estudos e desenvolvimento das sociedades, analisando e entrelaçando a partir das diferenças e