Resenha do texto ‘’O Rio de Janeiro e a República’’ de José Murilo de Carvalho
O autor do texto ‘’O Rio de Janeiro e a República’’, José Murilo de Carvalho, original de Piedade do Rio Grande, Minas Gerais, e nascido em 8 de setembro de 1939, é um cientista político e historiador brasileiro. Alem disso, é membro da Academia Brasileira de Letras, desde 2004.
O assunto abordado pelo texto de José Murilo de Carvalho é a transição do regime monárquico para o sistema republicano. Além disso, o texto descreve e analisa as transformações sociais, econômicas, políticas e culturais que ocorrem no país devido a instalação desse novo regime, assim como as consequências dela para a vida dos brasileiros.
Como o próprio título do texto já mostra, o intuito dele é sobretudo mostrar as mudanças ocorridas no Rio de Janeiro durante a troca do regime em vigor. Tal importancia atribuida à cidade, se deve pelo fato de que como maior cidade e capital econômica, politica e cultural do pais, o Rio de Janeiro acabaria por sentir de maneira mais intensa as mudanças que vinham ocorrendo nos últimos anos do Império e que acabaram por resultar, entre outras mudanças, na abolição da escravidão e na proclamação da República.
O autor do texto aborda aspectos de natureza demográfica, econômica, política e ideológica. Do ponto de vista demográfico, o autor destaca fatos como o crescimento populacional na cidade do Rio de Janeiro devido ao aumento do número de imigrantes e do êxodo rural. Além disso, José Murilo de Carvalho nos mostra que esse crescimento desordenado da população acabou se agravando pela insalubridade das habitações e da concorrência cada vez maior por um pequeno número de empregos disponíveis, o que acabou por aumentar o número de subempregos e de desempregados. Já do ponto de vista econômico, o autor destaca questões como a febre especulativa em torno da moeda, que causou um enorme aumento no custo de vida e a defasagem do aumento salarial. Quanto ao campo político, José