Desvio Padrao
ENGENHARIA AMBIENTAL
Relatório apresentado ao Prof. Alexsandro Gama como parte das exigências parciais para a aprovação da disciplina Física I.
Dicentes: Adair Calazans Trancoso - 201211914 Gustavo Gomes de Almeida - 201212005
Itapetinga-BA
24 Abril – 2015
Introdução
De onde surgiu o tempo? A Cronologia (o estudo do tempo) é uma das invenções fundamentais da espécie humana! É com base neste conjunto de conhecimentos que a civilização consegue, até os dias de hoje, controlar e organizar sua vida e suas atividades.
O relógio é uma daquelas invenções que independente do tempo sempre permanecem. Mesmo com as novas tecnologias, como os celulares, que também marcam a hora e poderiam até substituí-los, dificilmente alguém sai de casa sem ele.
Dizem que o relógio mais antigo do mundo foi construído por volta dos anos 1500 A.C no Egito. Muito diferente dos que conhecemos hoje, o “relógio de sol” era um objeto que projetava a sombra do sol. Seu ponteiro, na forma de um “T” era voltado para o leste na parte da manhã e para o oeste na tarde. A posição da sombra da parte superior do “T” indicava a hora.
Um movimento periódico é caracterizado quando a posição, velocidade e aceleração de um corpo móvel se repetem em intervalos de tempo iguais, como por exemplo, o movimento dos ponteiros dos relógios, de um ponto qualquer demarcado em um aro de uma bicicleta que anda com velocidade constante ou até o movimento realizado pelos planetas em torno do Sol.
Qualquer movimento que se repete a intervalos de tempo iguais constitui um movimento periódico. O movimento periódico de uma partícula pode sempre ser expresso em função de senos e cossenos, motivo pelo qual ele é denominado também Movimento Harmônico.
As oscilações ocorrem quando um sistema é perturbado a partir de uma posição de equilíbrio estável. Muitos exemplos existem: surfistas sobem e descem flutuando esperando uma boa onda,