Desvio Padrão
Quando tomamos decisões baseadas na análise do valor esperado (que na verdade representa a média ponderada dos resultados prováveis), a grande questão é saber se essa média é uma boa representação ou não da distribuição de probabilidades. A resposta a essa pergunta é dada pelo desvio- padrão, que visa medir estatisticamente a variabilidade (grau de dispersão) dos possíveis resultados em torno do valor esperado.
Na planilha eletrônica Excel, calcula-se o desvio- padrão por meio das seguintes funções estatísticas (inserir, função, estatística): a função = DESVPADP calcula o desvio padrão de um conjunto de números considerando- se a população total. Nos casos em que dispomos apenas de uma amostra dessa população, utilizamos a função = DESVPADA, que é uma medida mais conservadora.
Em probabilidade e estatística, o desvio padrão é a medida mais comum da dispersão estatística (representado pelo símbolo sigma, σ). Ele mostra o quanto de variação ou “dispersão” existe em relação à média (ou valor esperado). Um baixo desvio padrão indica que os dados tendem a estar próximo da média; um desvio padrão alto indica que os dados estão espalhados por uma gama de valores. O desvio padrão define- se como a raiz quadrada da variância.
É definido desta forma de maneira a dar-nos uma medida da dispersão que seja um número não negativo; use a mesma unidade de medida dos dados fornecidos inicialmente.
Faz se uma distinção entre o desvio padrão do total de uma população ou de uma variável aleatória, e o desvio padrão de um subconjunto em amostra.
O termo desvio padrão foi introduzido na estatística por Karl Pearson no seu livro de 1894: “Sobre a dissecção de curvas de freqüência assimétricas”.
Variância e Desvio Padrão
A variância é uma média aritmética calculada a partir dos quadrados dos desvios obtidos entre os elementos da série e sua média. _ xi – x (o X que