Resenha do Livro Hiroshima de John Hersey
Curso: Comunicação Social – jornalismo 3° Período
Resenha do Livro Hiroshima de John Hersey
Pedro Junio Rodrigues Santos
Durante a Segunda Guerra Mundial, foi lançado no dia 6 de agosto de 1945 às 8h15 da manha, na cidade de Hiroshima, a primeira bomba atômica na historia da humanidade. Seu poder de fogo equivalia a 20 mil toneladas de dinamite, e com a explosão (ocorrida no céu, o que aumentou o poder de fogo) gerou um calor de aproximadamente 5,5 milhões de graus centigrados.
É baseado neste fato, que o jornalista John Hersey relata em seu livro a vida de seis sobreviventes do acontecimento histórico. Dividido em cinco partes, na qual, começa com a visão de cada personagem no inicio da explosão e vai até suas vidas de hibakushas (nome dado aos sobreviventes que sofreram o efeito da bomba) anos depois. Os protagonistas da reportagem são duas mulheres e quatro homens: A Srta. Toshiko Sassaki funcionaria da Fundição de Estanho do Leste da Ásia, com quase vinte anos, estava prestes a se casar e vivia com seus pais e irmãos mais jovens. No momento da explosão, sua perna esquerda é gravemente ferida por estantes que caíram sobre ela a partir do impacto da bomba, ficando assim aleijada.
Sra. Hatsuyo Nakamura, viúva de um alfaiate com três filhos, cujo marido morreu na guerra. Mulher esforçada, batalhadora, que sozinha tenta sustentar seus filhos mesmo com sequelas da radiação sofrida pela inalação de substancias química.
Dr. Masakazu Fujii, um médico financeiramente bom, dono de sua própria clínica, um hospital privado. Homem um pouco egoísta que adora um bom whisky e boa companhia.
Dr. Terufumi Sassaki, médico jovem, com apenas 25 anos, cirurgião do hospital da cruz vermelha de Hiroshima. Um dos poucos a sair ileso no momento da explosão, tem a difícil tarefa de tratar de milhares de vítimas em toda a cidade por três dias seguidos sem dormir.
Pr. Wilhelm kleisorge, é um padre missionário alemão