Resenha Muito Além do Peso
FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL
EVELYN MONIQUE ALEXANDRE LINS
RESENHA:
MUITO ALÉM DO PESO
Maceió, AL.
2014.
Muito Além do Peso
O documentário apresenta uma série de depoimentos que mostram a realidade na qual as crianças estão sujeitas atualmente. Ele enfatiza os problemas decorrentes do consumismo na infância e nos faz analisar se a alimentação das nossas crianças é realmente saudável como nos passam a comunicação mercadológica dos produtos.
Através de histórias reais e dados chocantes o documentário promove uma discussão sobre a obesidade infantil no Brasil e no mundo, e mostra que 33,5% das crianças brasileiras sofrem de sobrepeso ou obesidade. O que mais me chamou a atenção no documentário foi a quantidade de crianças que devido a obesidade apresentam doenças que até então só eram vistas em adultos, tais como problemas cardiovasculares, diabetes, depressão, alguns tipos de câncer e outros. Outro ponto importante é a discussão de quando e porque os produtos industrializados surgiram.
O documentário expõe de forma critica a atual sociedade de consumo e a influência das campanhas multimilionárias que estão por toda parte e alienam as crianças que são vulneráveis a esse apelo das indústrias alimentícias. A má alimentação influi também no modo de vida das pessoas, as crianças não tem hábitos saudáveis, não praticam esportes e não fazem nenhum tipo de esforço físico.
Sendo a obesidade infantil um problema de saúde pública merece uma abordagem ampla na discussão de suas causas e conseqüências. O documentário nos mostra a importância de ter um olhar atento a essas questões e repassar o conhecimento adquirido.