Resenha do curta Muito Além do Peso
CAMPUS RECIFE
CURSO TECNÓLOGO EM DESIGN GRÁFICO - 1P MANHÃ
Relações Interpessoais - Eugenia de Paula
Aluna: Mary Kelly S. Fonseca
Documentário: Muito Além do Peso.
Qualquer coisa que seja apontada como a chave para se resolver certa dificuldade é, imediatamente, cobiçada. Tudo que for feito em cada atividade do cotidiano será com o objetivo que conquistar essa "solução". Tê-la pode se tornar algo tão essencial na vida de uma pessoa, que por muitas vezes é deixado de lado perguntas racionais como: De fato, esse produto cumprirá seu objetivo? Como? Quem alegou que ele o faria?
Esse ato de duvidar, de se autopreservar, não é simplesmente desligado. É manipulado, amansado e atingido por todos os lados por meios abertos para todos, dizendo o que precisam fazer, usar, pensar. Consumir.
O método mais claro de se implantar, nas mentes, a ideia de consumo desenfreado pela busca incessante de satisfação, é através da propaganda. Um produto que está sempre na mídia é um produto conhecido, confiável. Logo ele não fará mal algum, cumprirá o que promete.
A realidade que se vê é totalmente diferente. O uso da linguagem rebuscada para encobrir falhas e segundas intenções é visível quando se compromete numa pesquisa. Mas o grande truque da propaganda é exatamente saber que poucos serão aqueles que investigarão algo que está estampado para todos verem.
Essas mentes que não duvidam não são mentes fracas. Apenas acreditam no que veem, se encantam, se deixam levar. E onde mais se encontra tais mentes é na infância. A ingenuidade e a mente fantasiosa de uma criança é o ponto ideal para se plantar um desejo.
As crianças passam em média 5 horas por dia em frente a televisão. E as propagandas são cada vez mais voltadas para elas. A televisão passou a ser o local de aprendizado, de ganho dos exemplos, dos objetivos.
Se tudo que é passado é que precisam comprar para que consigam aquilo que desejam, elas o irão fazer. Irão recorrer aos pais. Culpar