Resenha Morgenthau
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
TEORIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Resenha: Hans Morgenthau. Política entre as nações: a luta pelo poder e pela paz.
PROF. MSC: Lourrene Maffra
Acadêmica: Siulane S. do Nascimento
MACAPÁ-AP
2014
MORGENTHAU, Hans J; Política entre as nações: a luta pelo poder e pela paz; Brasília: UnB/ Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais, 2003, Cap. I e II. Pg. 3- 45.
Pertencente à teoria realista das Relações Internacionais, Hans Joachim Morgenthau nasceu na Alemanha, em 17 de fevereiro de 1904. Especialista em Direito e Diplomacia, deixa sua terra natal em 1932 e nunca mais volta. Em 1937 parte para Nova York onde trabalha em várias Universidades como Kansas, Montana e Chicago onde foi professor de Filosofia das Relações Internacionais e em 1943 naturaliza-se como norte americano. Em 1948 publica Política entre as nações, essa obra procurou analisar a politica externa dos Estados Unidos refletida no contexto histórico da época, pós Segunda Guerra e inicio da bipolaridade. Por fim a Política entre as nações tornou-se sua obra mais notável e a partir desse momento se torna um dos maiores cientistas políticos da história dos EUA.
O propósito da Política entre as Nações é apresentar uma teoria sobre política internacional que busque dá ordem e sentido aos conflitos políticos internacionais dentro de uma nação para que assim se tornem compreensíveis, dentro de uma ótica realista e racional e não idealista, a obra é um manual de política internacional, foi escrita para nações, ou seja, para Estados estes vistos dentro da teoria realista como o ator principal das relações internacionais. As indagações que norteiam o autor dentro desta teoria é saber quais forças determinam a política externa entre as nações, não as exaltando ou julgando, mais tentando entendê-las e somente assim estará falando de política, também questiona se seus elementos constitutivos juntamente com os fatos de ordem